[Livros] As Vantagens de Ser Invisível – Stephen Chbosky

Bom dia, tudo bem?

Já adianto que talvez essa Impressão Literária seja a mais confusa que farei. Por que? Simples, acabei de terminar a leitura do livro, e tenho que confessar que o final que está me dando coceirinhas atrás da orelha, é o final que está mexendo as engrenagens da minha cabeça que não sabe se entendeu bem.

asvantagens2

As Vantagens de ser Invisível me foi apresentado da seguinte maneira: vi o hype do livro na época, vi o hype ficar maior com o filme, tenho tendências a não gostar muito dessa coisa de “todos lendo o mesmo” então, deixei a poeira baixar. Um belo dia estava na casa do meu ex-noivo, e havia acabado de chegar do trabalho e fui caçar algo para assistir enquanto eu o esperava e foi assim que vi o filme primeiro.

É muito mais fácil não saber das coisas de vez em quando. E apenas comer batatas fritas com sua mãe.

Lembro de ter chorado com o filme, de ter gostado, de ter sentindo bolinhas de sabão em meu coração, mas eu fiquei com interrogações, não havia entendido ao certo. Então, quando comprei meu “KindleOvo” – sim, eu dou apelidos para coisas inanimadas – eu adquiri o e-book. Sempre enrolei para ler esse livro, vai entender o porque. Do nada nesse mês, deu meus cinco minutos de “VOU LER” e li, e deu bolinhas no meu coração maiores do que quando vi o filme, e me sentia as vezes conectada com o Charlie, e entendi porque as cartas no inicio eram pequenas e confusas – dentro da confusão dele eu o entendia -, e percebi sua melhora em escrever, as cartas ficaram longas, os livros que ele leu seguiam um padrão (embora eu não tenha lido nenhum, posso imaginar o padrão porque a maioria já vi resenhas) e veio o final… o final é o que me mata.

No final eu havia entendido que aconteceu aquilo, mas acabei que não queria acreditar, e como em nenhum momento ele deixa explicito, acreditei que era apenas impressão minha.  O que era a Tia Helen? O que ela havia feito? E porque a fixação por ela de certa forma?

Li outra resenha, que disse o mais do mesmo. Pesquisei especificamente o final do livro, e por duas pessoas, ambas disseram a mesma coisa que eu havia pensado mas não queria acreditar, cheguei até a perguntar na minha timeline do Facebook.

asvantagens1Parando um pouco de enrolar, e comentando o que é o livro/filme: Charlie é um adolescente de 15 anos que começa a mandar cartas contando sobre a sua vida, logo no inicio ficamos sabendo que o melhor – e único amigo dele – se suicida. Não é a primeira perda significativa para o Charlie, sua tia Helen também sofreu um acidente de carro, vindo a falecer, e essa tia era a sua preferida. A principio, como já falei, você vai ver que as cartas dele são curtas e as vezes perdem o fio da meada muito rápida, mas seu Professor Bill começa a lhe indicar livros que fazem com que sua escrita também desenvolva.

Ele tem uma irmã que está no último ano do high school, seu irmão mais velho está na faculdade e joga futebol americano, seu pai não o bate e sua mãe é uma boa dona de casa (estou resumindo esses personagens, embora a irmã tenha uma participação maior que se pensa, ainda mais quando Charlie presencia uma cena X entre ela e o primeiro namorado dela). Em um jogo de futebol ele conhece o Patrick – que tem um romance com um dos jogadores de futebol, mas isso é segredo que o Charlie guarda muito bem – e a Sam, uma garota que também está no último ano e é de certa forma irmã do Patrick, na qual o Charlie acaba se apaixonando. Eles vão apresentar a ele um mundo jovem de amigos, drogas, músicas e diversão.

O livro, na minha pequena e humilde opinião, tem uma mensagem muito bonita, não vi o porque do hype frenético, mas ainda sim eu consigo enxergar a mensagem. Vi muitos booktubers tanto falando bem quanto falando que não gostaram. Vi opiniões extremistas, vi também que alguns acharam o Charlie muito sensível, ao ponto de ser chato. Não é que eu ache a mesma coisa, mas houveram momentos que me incomodou a ingenuidade dele, só que ao mesmo tempo no final consegui compreender muitos pontos dessa ingenuidade. Ele é um garoto especial, as pessoas falam isso para ele, é inteligente acima da média e como a maioria das pessoas inteligentes ele não se dá conta disso.

Não há nada como a respiração profunda depois de dar uma gargalhada. Nada no mundo se compara à barriga dolorida pelas razões certas.

Bom, eu poderia dizer muita coisa sobre esse livro, então é melhor eu parar por aqui. É um livro que eu recomendo para as pessoas mas não vá com a sede de que será o livro que mudará sua vida. Se ele for esse livro pode ter certeza que você mudará sem perceber. Apesar de muitas pessoas terem falado que não gostaram do final e blá blá blá, eu achei ele pertinente. Ninguém precisa que o final seja bombástico, alias, acho que foi muito bombástico esse final. Eu dei 3 estrelas no Skoob, mas como já disse houve momentos que me conectei com o personagem e isso mexeu ou me incomodou de certa forma. Vou assistir ao filme novamente.

Gente, obrigada pela companhia , um grande beijo e até a próxima 😉

asvantagens3

Eu sei que tudo isso serão apenas histórias algum dia. E nossas fotos se tornarão velhas fotografias. E todos nós nos tornaremos mãe ou pai de alguém. Mas agora, exatamente agora, esses momentos não são histórias. Está acontecendo. Eu posso ver. E nesse momento, eu juro, nós somos infinitos.

Anúncios

2 comentários em “[Livros] As Vantagens de Ser Invisível – Stephen Chbosky

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: