[Livro] Anna e o Planeta – Jostein Gaarder

Boa tarde, tudo bem?

Antes de mais nada:

Anna está prestes a completar seus 16 anos e ganha de presente duas coisas: um celular de última geração e um anel que pertenceu a sua tia e que está há anos em sua família, e a partir do momento que começa usá-lo, quando sonha, recebe mensagens de um futuro onde o planeta já não é o mesmo e tudo ela vê pela percepção de sua bisneta chamada Nova que vive em 2082, que assim como a Anna não consegue entender a devastação desenfreada que as pessoas fazem com o planeta e nem se preocupam com as futuras gerações. Preocupada com o futuro das pessoas, Anna quer agir no agora para que no futuro as pessoas tenham uma melhor condição, resta saber se ela conseguirá agir.

Eu sempre digo “Há três coisas que fico feliz quando recebo: chocolate, café e livros”, o mais legal é ganhar o livro que você estava querendo muito comprar e sua melhor amiga te presenteia, muito amor envolvido e esse foi o caso que aconteceu com o livro Anna e o Planeta que tem uma capa linda demais e foi escrito por um dos meus autores preferidos o Jostein Gaarder. Sim! Provavelmente esse nome não lhe é estranho, autor de O Mundo de Sofia, Gaarder é um professor de filosofia que trouxe de uma forma simples os conceitos da filosofia.

Quando vi que a Seguinte iria publicar este livro, logo fiquei ansiosa para ler, sim, como muitos, me recordei de O Mundo de Sofia e queria muito ver como seria ler novamente, até me assustei por ele trazer uma temática futurística. Só que nas primeiras páginas me dei conta de que não, Anna e o Planeta não é O Mundo de Sofia, e foi ai que muitas pessoas acabaram se decepcionando com o livro. O que podemos falar que há de parecido é que somos bombardeados com informações, fatos, trechos de jornais e poadcast. Dessa forma, parece que estamos em uma sala de aula e queremos fazer a anotação e bombardear alguém com perguntas.

Não é saudável ficar represando o medo dentro de si por muito tempo. Ele pode facilmente se instalar e ficar remoendo dentro da gente. E estou falando novamente como um psiquiatra. Se puder lhe dar um conselho é esse: ponha o seu medo pra fora. Dê uma volta com ele e alivie sua mente.

Aqui iremos ver uma adolescente de que está prestes a completar 16 anos super preocupada com o futuro que o nosso planeta tem, já que estamos matando-o aos poucos, na realidade ela tem medo das questões climáticas. Houveram momentos que me senti até culpada, embora que eu tente fazer a minha parte, por não me preocupar mais e melhor com as coisas. Só que também a personagem principal e sua neta as vezes são chatas demais. Pois é, houveram cenas que eu falei pensei “sério que elas pensaram/disseram isso?”.

Questões éticas não são necessariamente difíceis de responder – nossa capacidade de chegar às respostas é que costuma falhar.

Esse livro vai sim te fazer pensar nas suas ações diante do mundo que estamos na qual a Sustentabilidade é hype mas ninguém segue, inclusive você, faz com que olhemos mais para as futuras gerações, como será daqui a 70 anos?

– E tinha gente que dizia que não era preciso se preocupar com o derretimento de gelo do Ártico. Quase ninguém mais andava de esqui ou de patins por lá mesmo… Além disso debaixo do gelo havia enormes depósitos de petróleo, e a Noruega tinha direito sobre o petróleo até quase o polo Norte. Para que se preocupar em manter os ursos-polares vivos? Já não bastava ter que salvar os pandas? […]

Esse livro é daqueles que eu acredito que deveriam parar nas salas de aula e ser discutido. Meu conselho é que você não vá com muita sede ao pote, apenas deixe o livro ser ele mesmo, não fique imaginando que ele seja um segundo O Mundo de Sofia, e tenho certeza que sua experiência vai ser muito boa.

Beijos e até mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: