[Livro] Trilogia Fundação: Segunda Fundação – Isaac Asimov

Spoiler

Este conteúdo pode conter spoilers. Estarei falando do terceiro volume da Trilogia Fundação. Caso queira saber da Impressão sobre o primeiro livro Fundação e sobre Fundação e Imprério, é só clicar nos links. Mas se você for uma pessoa como eu que não se importa com os spoilers, sinta-se a vontade, sente-se e veja o que achei e se quiser conversar sobre o assunto, terá toda a minha atenção.

Olá, tudo bem?

Que trilogia, minha gente. Que trilogia!

Pois bem, a Trilogia Fundação vai nos contar a história de como um psico-historiador identificou que o Império estava nos últimos dias e como poderiam em mil anos reerguer o Império. Assim, reuniu seus cientistas e – de forma um pouco imposta -, foram criadas duas fundações, uma em cada extremo da galáxia.

No primeiro livro, estamos rodeados de intrigas politicas e religiosas. Vemos como uma religião pode ser construida, como um membro politico pode manipular a massa, como as pessoas são ludibriadas e sem nenhuma guerra sempre a Primeira Fundação resistiu. No segundo livro, Fundação e Império, nos vemos o que restou do Império perseguir a Fundação, mas não somente isso, vemos também uma nova ameaça que não estava nos Planos de Seldon, o Mulo, começa a conquistar a Galáxia e criar seu próprio Império, sempre em busca da Segunda Fundação.

Nesse terceiro livros na primeira parte do livro Segunda Fundação, vamos acompanhar o Mulo, que após ter a Primeira Fundação nos seus pés, está em busca ainda pela Segunda Fundação, mesmo após ter quase conseguido a resposta e terem frustrado a sua quase conquista. A Segunda Fundação aparece, pelo menos os membros da Segunda Fundação e acompanhamos qual é a real função deles.

– Do que ouvi, foi o mistério que circundava a Segunda Fundação que mais intrigou Mis. Hari Seldon fundou suas duas unidades de forma muito diferente. A Primeira Fundação era uma ostentação que, em dois séculos, deslumbrava metade da Galáxia. E a Segunda era um abismo escuro. Você não entenderá por que foi assim, a menos que possa sentir a atmosfera intelectual do Império em decadência.

Não vou mentir, as outras leituras me deixaram super empolgada para esse terceiro livro. Iniciei a #MLI2017 lendo este livro e logo no começo você permanece presa no universo que o Asimov criou. Aliás, se antes eu gostava da escrita do Isaac Asimov, eu definitivamente sei que ele é um dos meus autores preferidos.

O que normalmente, nas outras trilogias, sempre temos aquela montanha russa que há momentos que estamos muito presos e em outro momentos ficamos com muita preguiça de ler. Mas aqui não, ficamos em uma montanha russa sim, mas a expectativa de ler cada capitulo é grande. Você não se cansa de ler. Eu fiquei com dorzinha no coração quando estava chegando nas últimas páginas.

Eu tenho que pedir desculpas, pois no primeiro livro a ausência de uma personagem feminina era tão grande que eu fiquei chateada por causa disso, mas nos dois livros seguintes, são mulheres que fazem diferença. Aqui teremos a Arcádia, neta da Bayta Darell, e ela tem a avó como um exemplo de mulher.

A Arcádia com 14 anos é inteligente e com um ar de superioridade muito engraçadinho, ela é uma peça fundamental na trama e nos capitulos finais você tem a certeza disso.

– Porque mostra o que está tentando esconder, bobo. Se tenho um segredo, não coloco uma fita na boca e deixo que todo mundo saiba que tenho um segredo. Falo exatamente de forma normal, mas sobre outras coisas. Você nunca leu nenhuma das frases de Salvo Hardin? Ele foi nosso primei prefeito, você sabe.

– Sim, seu sei.

– Bem, ele costumava dizer que somente uma mentira que não tem vergonha de si mesma poderia ser bem-sucedida. Ele também disse que nada tinha de ser verdade, mas tudo tinha que soar como a verdade…

 Bem, o desfecho do livro é muito bom (na verdade o livro como um todo) e agradeço muito aos fãs que pediram mais histórias sobre Fundação. Graças a eles eu quero muito ler os 4 últimos livros, dois se passam depois do último livro e dois antes. Agora só juntar o dinheiro e comprar, porque tenho certeza que vou gostar.

Então ja sabem, né, provavelmente em breve aparecerá novas impressões literárias sobre a Fundação. E fica minha fica forte para ler não só essa trilogia como as outras obras do Isaac Asimov.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: