Projeto Ken Follett – Mundo Sem Fim, Primeira Parte

Olá, tudo bem?

Bom, antes de mais nada quero lembrá-lo de que no Projeto Ken Follett, eu farei como um diário de leitura, conforme vou avançando eu comento aqui até o ponto em que li e como foi a experiência de leitura.

mundo sem fimNa última postagem que fiz, comentei que iniciaria a leitura pelo Mundo Sem Fim, pois foi o primeiro box (a minha edição é dividida em dois livros) e achei que seria conveniente. Uma grande (ou talvez não tão grande) falha minha, pois, se você lê a orelha do livro verá a seguinte informação: “Os milhões de leitores que adoraram Os Pilares da Terra com certeza amarão esta sequência […]”. A questão é que eu não olho as orelhas dos livros, ou dificilmente eu leio a parte de trás, mania minha, eu sempre vejo esses detalhes bem depois do que já aconteceu. Como foi o caso. Mas creio que não interferirá na leitura, talvez quando eu ler Os Pilares da Terra fique mais lucido a história.

Vamos acompanhar a história na Inglaterra da Idade Média, mas precisamente dez anos antes da Guerra dos Cem Anos, em 1327. Logo de cara somos apresentados a Gwenda, uma menina de 8 anos de idade que está em um mosteiro com seus pais e seus dois irmãos (um recém nascido e o Philemon, que já tem 12 anos). Acompanhamos a angústia da menina que não consegue dormir pois vai realizar o seu primeiro roubo de moedas, isso era uma tarefa que seu irmão exercia, até que foi pego, mas conseguiu se safar da punição que um dia seu próprio pai já levou: ter a mão cortada. Isso era bem ruim, pois mostrava para as outras pessoas que ele era um ladrão, então sempre era o último a ser contratado e o primeiro a ser dispensado.

Na manhã da missa de Todos os Santos, o pai de Gwenda sinalizou a ela uma pequena bolsa de moedas que estava com um cavaleiro, sir Gerald, um homem que estava no mosteiro com a sua esposa e seus dois filhos: Merthin e Ralph. Claro que a pequena Gwenda consegue seu roubo, embora fique um tanto quanto amedrontada pois uma menina de 11 anos chamada Caris é tão gentil que pede que a multidão na a esmague, embora ela esteja querendo fugir.

É assim que somos apresentados a quatro núcleos que são principais nessa primeira parte, pois no segundo capítulo, as crianças vão se encontrar novamente e fazer um pacto.

Merthin é o filho mais velho e inteligente do sir Gerald, embora ele o desdenhe pois o garoto não demonstra a força que o mais novo, Ralph tem e isso fica bem nítido nas falas do pai. Merthin tem um arco que ele mesmo fez, embora seja pequeno, é feito de uma boa madeira, só que o pai pede para o menino se desfazer de tal arco, pois para ele, seus filhos tem que ser cavaleiros. Mesmo assim, o garoto vai para a prática de arco e flechas e é ai que há o primeiro contato da família de Gwenda. Merthin e Caris. O irmão mais velho de Gwenda, o Philemon informa que os adultos não vão deixar o menino praticar com seu arco, e dito e feito, não deixam, mas Caris que acompanha toda a situação sugere que ela e Merthin vão até a floresta para praticar. A floresta é proibida, pois há malfeitores e as crianças podem se perder, mesmo assim Merthin, Ralph e Caris vão e estão sendo seguidas por um cão de três pernas.

Nisso Caris vai perceber que não é só o cachorro que a segue, sendo assim, descobre Gwenda também estava seguindo, pois o cão perneta é na verdade da menina e as crianças acham uma clareira e vão praticar o tiro ao alvo. Enquanto Merthin erra as flechadas, seu irmão que é pura brutalidade, se mostra muito destro com o arco e flecha e na primeira tentativa acerta muito bem a arvore, já na segunda, se mostra além de bom um garoto cruel, pois crava na cabeça do cão chamado Hop, fazendo Gwenda ir as lágrimas mas não por muito tempo, pois aparece 3 cavaleiros brigando. Mais uma vez Ralph se mostra muito bom com a flecha, pois mata um dos cavaleiros e o outro cavaleiro é morto pelo cavaleiro que estava sendo perseguido. Enquanto Gwenda, Ralph e Caris saem correndo, Merthin vê tudo e ajuda o cavaleiro, que embora tenha matado o segundo está ferido, e ambos vão dividir um segredo. O cavaleiro é Thomas Langley e estava sendo perseguido pela guarda da Rainha, pois consigo trás uma carta que sabia que seria morto. Ele e Merthin esconde os corpos e pela primeira vez, Merthin sabe que quer ser como aquele cavaleiro que está prestes a se reclusar e virar monge para salvar sua vida.

No terceiro capitulo conhecemos um pouco mais sobre a família de Caris, seu pai é um comerciante de tecido, o mais importante de Kingsbridge e sua mãe está debilitada na cama. Caris tem uma irmã chamada Alice que é seu oposto: enquanto Alice aceita tudo que lhe é ordenado, Caris não aceita que mandem nela, como por exemplo sua tia Petranilla. Caris também tem um outro tio, Anthony, o Priori do mosteiro e mentor de Godwyn, filho de Petranilla que quer ir para Oxford estudar medicina, mas seu tio nitidamente não quer.

Os três últimos capítulos vemos o desfecho dessas famílias e deixa aquele gostinho de “quero saber porque teremos um salto de tempo de 10 anos”. Ainda não comecei a segunda parte que data de 8 a 14 de junho de 1337 porque resolvi adiantar um pouco do segundo livro da série Rangers (caso não saiba esse ano vou ler um por mês), mas confesso que estou bastante intrigada.

Então dia 25 de fevereiro volto com a segunda parte do livro e comento mais um pouco da leitura.

Beijos e até mais.

Aaaah, já ia me esquecendo: você sabia que o Mundo Sem Fim tem uma minisérie? Pois é, contemplada com 8 episódios, claro que vou assistir e conto o que achei quando terminar de ler os livros. 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: