[Diário de Leitura] Projeto Ken Follett – Mundo Sem Fim, Quinta Parte

Você já está sabendo? Em 2018 eu iniciei o Prejeto em ler os livros do Ken Follett, que ficarão a perder de vista.

Mas aqui, no blog, temos algumas postagens, fica aqui a dica para você dar uma bisbilhotada, caso esse seja a primeira postagem que ver:

Já fique ciente, haverá spoiler, já que estou fazendo um diário de leitura do livro Mundo Sem Fim 😉

Spoiler

Se o final do primeiro volume dessa história me deixou mega animada, a continuação (quinta parte que fica no segundo volume) quase não engatou.

Temos um pulo de 10 anos praticamente e logo de cara acompanhamos a Caris e sua nova vida como freira e foi ai que meu desanimo começou: a Caris está chata! Sim, ela ficou com a mentalidade quadrada, embora houve os 10 anos de salto na história, quando eu lia as páginas não reconhecia toda a mentalidade feminista que a gente acompanha durante todo o primeiro volume.

Eu fiquei aproximadamente duas semanas para ler 100 páginas, porque além da Caris chata, tinha o Ralph, como sempre sendo um desprezível. Dessa vez acompanhamos ele na guerra que entre a Inglaterra e a França.

Mas não pense que Ralph é o único desprezível que aparece nas 100 primeiras páginas, acompanhamos o Godwyn e é por causa dele que vamos nos arrastar por essa guerra. Godwyn com a sua mania de grandeza, quer porque quer construir um palácio para “recepcionar bispos, arcepispos e etc”, claro que a mãe dele, Petranilha, só faz inflar essa mania de grandeza dele. E é assim que Godwyn rouba as freiras para construir a nova moradia e quando Caris descobre junto com a Prioresa Cecilia, que ele estava tirando o dinheiro delas.

Capturar3Ai acontece uma coisa que me irritou muito, muito mesmo e foi quando deixei o livro encostado por um tempinho: Caris vai com outra freira procurar o bispo… até ai, seria normal, se o bispo não estivesse no meio da GUERRA! Gente, ai que começa a me irritar, porque Caris fica impulsiva demais e não gostei. Confesso que até pensei que não conseguiria dar continuidade.

Mas após ler Jogador N°1 e me sobrar uma semana e meia para o fim do mês de abril, resolvi pegar com afinco a história e claro que logo em seguida me deparei com a minha personagem preferida: Gwenda! Mas não teve nada demais, só que me dei conta de uma coisa que só agora ficou claro para mim: o Ken Follett ele narra mulheres fortes nessa história. Desde a Petranilha (que eu tinha raiva das maracutaias dela) até a Gwenda, todas elas, são mulheres empoderadas e eu, como feminista que sou (feminista, não feminazi), fiquei encantada e me senti burra por só ter essa ideia agora.

E foi quando Merthin apareceu na história que me senti bem. Sim, o Merthin é o meu personagem preferido, embora que, essa coisa dele com a Caris fica um pouco chata. A gente descobre um pouco mais sobre a vida dele na Florença e me agradou muito. Quando ele volta para Kingsbridge me senti totalmente a vontade e ai sim a minha leitura voou.

Hoje, no dia em que escrevo essa postagem, eu já passei a muito tempo a quinta parte e para não misturar as ideias, só vou te dizer uma coisa: a peste chega em Kingsbridge. Merthin já pegou mas sobreviveu em Florença, sua pequena filha não pegou, mas sua esposa pegou e faleceu. Em Kingsbridge pessoas que a gente acompanha bastante acaba se definhando e foi quando a peste voltou que percebi que a Caris que me cativou no primeiro volume estava de volta.

Vamos acompanhar ela determinada, embora a parte do romance me irrite agora. E claro que o Godwyn vai fazer uma mais uma idiotice… você termina essa parte falando “que prior mais cara de pau”.

Semana que vem vamos falar das duas partes.

Espero vocês e até mais.

Ei, pera ai… se você quiser adquirir qualquer um dos livros que menciono no blog, Clica aqui e navega pela Amazon. Assim, além de comprar o seu novo mundo, ajuda com uma pequena comissão para o blog. Muitíssimo agradecida 😉

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: