[Devaneio] Você abandona livros?

Olá, tudo bem?

Hoje, dia que escrevo, estava vindo trabalhar depois de uma noite bastante agitada onde acordei várias vezes e sempre pensando a mesma coisa: mundos infinitos.

Bom, você deve estar se questionando: “minha filha, você colocou no titulo uma coisa e me vem falar de outra?”, pois bem, partimos do principio que eu li o livro Matéria Escura do autor Blake Crouch e lançado aqui na nossa terrinha pela Editora Intrínseca. Eu vou fazer uma impressão literária a respeito do livro em questão, mas adianto que não gostei dele. Confesso que estava até com medo de usar esse termo, nas minhas redes sociais, por exemplo, tentei não falar que “não curti o livro”, mas essa é a verdade e ele me rendeu duas coisas: perda de tempo e um sono bastante agitado.

belle-reading

Partindo novamente do princípio que mencionei lá em cima, embora eu não tenha gostado desse livro, eu acordei inúmeras vezes a noite pensando no tema do livro, que, basicamente são, mundos infinitos que o físico de um desses mundos descobre como transitar entre eles. A ideia do autor é genial, falar sobre mundos paralelos e fazer com que pensamos sobre nossas escolhas, a ideia é sensacional, mas enquanto eu lia, desde o começo, só conseguia imaginar que a minha decisão de ter gastado um bom dinheiro naquele livro e estar empregando todo o meu tempo, concentração e energia, não estava sendo bom para mim.

throw-book-vintageO que quero dizer é que não sou uma pessoa que lê todos os livros de cabo a rabo mesmo quando não gosto deles, são raras exceções (e esse livro foi um deles) do qual eu vou até o fim. Só que, hoje nos trens da vida, fiquei pensando: insistir em algo que está me causando chateação vale a pena? Sei que a resposta é NÃO, porém eu insisti na leitura simplesmente porque eu estava participando de uma maratona, falei para um publico x que eu leria aquele livro e me sujeitei a tudo isso e será que é válido aplicar todo esse esforço? Porque existe uma mini guerra no mundo literário onde algumas pessoas acreditam que abandonar um livro é o mesmo que você estar matando alguém, e bem na verdade, eu fico as vezes me sentindo culpada, parece realmente que cometi um crime, porque na minha cabeça eu reflito “talvez a próxima linha fique bom” mas a verdade que há livros que nunca ficam bom, nem na última frase.

Enfim, divaguei várias vezes só pra saber: você abandona livros que não está curtindo? Se sim, você se sente culpado? Caso não abandone, o que te faz ler até o fim? Mania? TOC?

Quando eu fizer a Impressão do livro que me fez ficar morrendo de sono no dia seguinte eu coloco o link aqui.

Pois bem, tenha um ótimo dia e até mais 😉

 

Anúncios

2 comentários em “[Devaneio] Você abandona livros?

Adicione o seu

  1. Se eu abandonei 1 livro foi muito. Eu já sou chato pra escolher livros pra leitura, e quando abandono não aho justo, pelo mesmo motivo de ter sacrificado minutos na escolha do calhamaço. É coisa minha. Não acho que é a morte ao abandonar uma leitura. Ninguém é obrigado (a nada) a ter que terminar não gostando. Seja uma série, filme, mangá, anime, etc. É isso. Abraços

    Curtir

  2. Oies! Olha entendo bem o que você quer dizer, eu tbm não gosto de abandonar e raras vezes fiz isso, mas vontade não falta, principalmente alguns obrigatórios da faculdade, pq como disse são obrigatórios. Agora no que diz respeito às minhas próprias escolhas de leitura eu ainda tenho aquela coisa: não quero / vou desistir porque uma hora a coisa vai engrenar, vai ficar boa, vai fazer sentido, mas se faço resenha sou bem sincera ao falar das minhas dificuldades ao longo da leitura, falo dos problemas que encontrei, mas tbm destaco os pontos positivos. Em relação ao dinheiro investido, aí é bem complicado mesmo, estou dando mais prioridade à compra de livros de autores que já conheço, pra tentar minimizar “os danos”, caso não goste, mas é inevitável, rs. Bjos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: