[Livro] Matéria Escura – Blake Crouch

Autora: Blake Crounch
Editora: Intrínseca
Páginas: 352
Gênero: Ficção Cientifica

 

“VOCÊ É FELIZ COM A VIDA QUE TEM?” Essas são as últimas palavras que Jason Dessen ouve antes de acordar num laboratório, preso a uma maca.  Raptado por um homem mascarado, Jason é levado para uma usina abandonada e deixado inconsciente. Quando acorda, um estranho sorri para ele, dizendo: “Bem-vindo de volta, amigo.”

matéria escuraNeste novo mundo, Jason leva outra vida. Sua esposa não é sua esposa, seu filho nunca nasceu e, em vez de professor numa universidade mediana, ele é um gênio da física quântica que conseguiu um feito inimaginável. Algo impossível. Será que é este seu mundo, e o outro é apenas um sonho? E, se esta não for a vida que ele sempre levou, como voltar para sua família e tudo que ele conhece por realidade?

Com ritmo veloz e muita ação, Matéria escura nos leva a um universo muito maior do que imaginamos, ao mesmo tempo em que comove ao colocar em primeiro plano o amor pela família. Marcante e intimista, seus múltiplos cenários compõem uma história que aborda questões profundamente humanas, como identidade, o peso das escolhas e até onde vamos para recuperar a vida com que sonhamos.

Olá, tudo bem?

Partindo da sinopse ali em cima do livro ele realmente parece ser interessante, não é mesmo? Pois de fato ele é, mas… vai funcionar com algumas pessoas (a maioria pelo que andei observando) e com outras não (tipo eu, afinal a unanimidade é burra).

Antes de mais nada, quero que você tenha em mente que achei genial o autor escrever um livro sobre mundo paralelo e fazer com que o leitor pense sobre suas decisões, meio que você entra em parafuso quando liga esses dois itens, entretanto, o livro não funcionou comigo da mesma forma como funcionou para a maioria das pessoas. Bem na verdade eu não gostei do livro e só terminei ele por causa da Maratona Literária de Outono. Caso contrário eu teria abandonado ele; até comentei um pouquinho disso em um devaneio.

Para começo de conversa, sou uma nerd e como toda boa nerd adoro uma ficção cientifica e o livro é um sci-fi. Como nerd também, eu adorava assistir programas sobre física e esse assunto de mundos infinitos não é uma coisa nova na minha cabeça, nem matéria escura e etc, então para minha pessoa, não havia nada de novo (por favor, não me ache prepotente), mas acredito que isso foi um dos motivos para eu não me dar muito bem com o livro. Parafraseando o que a Jota Pluftz disse no vídeo dela, esse livro funciona para pessoas que querem adentrar na ficção cientifica, para quem já é macaco velho (mais uma vez, não me ache prepotente) nesses mundos, esse livro é cansativo. E de fato, ele me cansou muito, muito mesmo. Teve um dia que eu preferi ouvir música do que ler ele (infelizmente eu não estava com o meu kindle em mãos para ler outra coisa), só que eu tinha que terminá-lo, porque coloquei em minha cabeça que havia um publico x que talvez quisesse saber o que achei.

Sim, eu soquei a leitura, literalmente eu me forcei a ler ele, e somente, quase no final, houve uma coisa que achei interessante. Todavia posso ser bem sincera? O que começou a me irritar foi a obsessão dele para com a mulher dele: sim, foi assim que enxerguei. Por mais que ele quisesse voltar para o mundo dele, ele tinha uma obsessão pela Daniele, tudo girava em vê-la de novo, tê-la de novo… inclusive o Jason2 (como é chamado no livro o cara que inventou a máquina lá), até ele procura uma realidade no qual a escolha dele foi ficar com a Daniele… isso pra mim não é amor.

Enfim, o livro tem seus pontos positivos, só que comigo não funcionou 100%.

Aaaah, já ia me esquecendo de comentar: a edição da Intrínseca está lindíssima. Deixei algumas fotos para vocês verem.

Beijos e até mais 😉

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: