[Eventos] Flipop 2018

Olá, tudo bem? Você já ouviu falar na Flipop?

Pois bem, vamos conversar hoje um pouquinho sobre esse evento novo mas que, ao meu ver, se mostrou ser um evento que tem tudo para ser grandioso como a Bienal do Livro.

Festival voltado para o público que leem YA (Young Adult), teve inicio em 2017 e idealizado pela Editora Seguinte. Além dos autores nacionais (que vou comentar mais pra frente), também vieram Benjamin Alire Saénz, escritor de Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo e Alwyn Hamilton autora da trilogia A Rebelde do Deserto. Também teve mesas com bate-papos, tanto com os autores internacionais quanto os nacionais e sessões de autógrafo. Isso tudo, relembrando, em 2017. Mas infelizmente eu não fui.

Já agora em 2018 eu pude ir, nesse ano foram 3 dias com uma programação incrível, mas como minha vida anda bem corrida, só tive a oportunidade de ir na sexta-feira (29/06) e posso dizer: valeu a pena cada centavo que paguei.

Felipe Castilho
Se na CCXP fiquei com vergonha de tirar foto, na Flipop consegui! Felipe Castilho

Antes do evento, vi muitas pessoas reclamando do preço, afinal, ano passado foi R$50,00 e esse ano, se você não pagasse a meia entrada social ou estudantil o valor era de R$100,00. Porém o que as pessoas não notaram é que o evento cresceu em um ano, aumentando em mais um dia e em convidados. E os convidados do ano foram: Jeff Zentner, autor de Dias de Despedidas, Felipe Castilho, Babi Dewet, Socorro Acioli, Paola Aleksandra, Iris Figueiredo, Eduardo Cilto, Vitor Martins, Bruna Miranda dentre tantos outros. Sim, minha gente, lá, além dos autores, temos muitos e muitos Booktubers, Bookgramers, Blogueiros e pessoas simpáticas e legais.

Como sou muito tímida, eu não tirei foto com metade das pessoas que reconheci, inclusive, eu vi a Camila Melo, blogueira do A Bookholic Girl .

Iris Figueiredo
Iris Figueiredo, pensa em uma autora simpática!

Falando do evento em si na sexta-feira, dia que fui, embora não houvesse muitas mesas de exposição, tinha equipe de peso do Turista Literário, as meninas do Livros & Citações (ambas são um Clube de Assinatura de Livros), além de mesas das editoras. Por falar em editoras, esse ano houve a parceria da Editora D’Plácido, Morro Branco, Editora Planeta, Globo Alt, Plataforma 2, Hoo Editora, Todavia…

Também teve uma mini livraria e lançamentos como o Céu Sem Estrelas da Iris Figueiredo (inclusive o meu está autografado), e a capa do Mensageira da Sorte da Fernanda Mia.

Flipop

As mesas de bate papo que participei só foram as duas primeira da sala B:

  • As várias vozes do Brasil: Jarid Arraes, Roberta Spindler e Socorro Acioli.  Mediação de Bruna Miranda: nesse bate papo todas eram dos estados do Norte ou Nordeste e apresentaram as dificuldades que existem principalmente porque o mercado literário no Brasil fica concentrado no Sul / Sudeste, em como elas buscam colocar sim personagens que tem características de suas regiões. Claro que houve muito mais informações relevantes, mas a pessoinha aqui, esqueceu de anotar.

     

     

  • Livros como profissão: Ale Kalko (designer), Bruno Anselmi Matangrano (pesquisador), Guilherme Miranda (tradutor), Bruno Anselmi Matangrano (pesquisador) e Priscilla Sigwalt (Turista Literário). Mediação de Iris Figueiredo: Aqui tivemos uma visão mais ampla de como podemos sim trabalhar com livros sem ser, necessariamente, um escritor ou editor. Muito me chamou a atenção as falas do Bruno Matangrano (pesquisador) que comentou brevemente de como podemos fazer com que a acadêmia aceite mais os livros, por exemplo, YA. Porque sim, né, as pessoas ainda tem um preconceito muito grande com literatura fantástica e sobre tudo com os livros voltados para o público jovem (que aborda temas muito mais graves do que apenas romances clichês). E uma das falas que mais frisaram é: não tenha vergonha do que você lê.

IMG-20180629-WA0022Pois sim, em 2019 o Entre nos Mundos está novamente na FLIPOP e espero muito que consigamos cobrir os dias que houver evento. Não fique apenas pensando no valor (sim, eu sei, infelizmente nem sempre temos condições), mas caso você tenha, vá! É uma experiência maravilhosa!

OBS.: Ganhei meu ingresso para a Bienal do Livro, então nos veremos lá 😉

Beijos e até mais.

Anúncios

3 comentários em “[Eventos] Flipop 2018

Adicione o seu

  1. Ahhhh se eu soubesse que vc era tímida teria ido lá te perturbado hahaha! Mas resolvemos esse “problema” na Bienal ❤ Eu tbm só fui na sexta-feira e adorei o evento, já estou ansiosa para a edição do ano que vem! 😉 Bjos da Cah!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: