[Mangá] Orange – Takano Ichigo

Acho que você leitor, já sabe que tenho uma conta no Instagram voltada para publicações de mangás (uma espécie de Ig literário de quadrinhos), acho que todas sabem disso porque nossa querida editora sempre divulga aqui. Bom mas o que isso tem haver com está resenha vocês devem estar se perguntando. Por ter um IG literário, eu acabo visitando muitos outros, e no ano de 2016 a cada 10 IG literário que eu visitava (todos voltado para livros) pelo menos em 7 eu achava uma publicação única sobre mangás e sempre era sobre Orange!

orange-10

Orange cativa todos que o leem e desperta a curiosidade e a admiração pela sua narrativa simples, mas envolvente e pela profundidade do tema da história, suavizado pelos personagens extremamente cativantes. Uma história sobre amizade, culpa, arrependimentos, insegurança e perdão. Se você pensava que era só mais um romance bobo de adolescentes se enganou.

Essa história é protagonizada pela jovem Naho, uma estudante do ensino médio que um dia pela primeira vez acaba se atrasando para a aula, na correria de sair de casa ela percebe que a uma carta endereçada a ela, mas pelo atraso ela apenas recolhe a carta e vai para a escola. Nesse mesmo dia durante a aula da uma rápida olhada na carta que segundo o remetente é dela mesmo do futuro, dez anos no futuro. Logo no começo a “Naho do futuro” avisa que no dia de hoje um novo aluno vai chegar à sua sala, seu nome é kakeru e ele ira se sentar ao seu lado. Dito e feito, tudo isso acontece, mas a carta alerta que no final do dia quanto ela e seus grupo de amigos estiverem indo embora eles irão convidar o aluno novo a ir com eles e que ela não deve fazer isso, ela não deve convida-lo. E mas uma vez a carta acerta, no final da aula após uma rápida apresentação entre o grupo de amigos da Naho (formado por três garotas incluindo a própria Naho e dois garotos) convidam Kakeru a passear com eles e conhecer um pouco a nova cidade, a principio Kakeru nega o convite, mas quando Naho o chama ele acaba cedendo e indo, mas antes liga para avisar sua mãe. E esse é o estopim para vários acontecimentos. Depois de uma tarde muito divertida Naho volta pra casa e esquece sobre a carta, no outro dia kakeru não vai à aula e acaba por faltar durante uma semana. Sem saber nada do que aconteceu e após passar a semana de ausência quando Kakeru retorna dizendo que teve que ir pra casa de uns parentes, Naho resolve rever a carta e descobre a verdade.

tumblr_static_73bsg2ltsogs0408cw4okogog

A Naho do futuro enviou a carta para se mesma, 10 anos no passado, para que seu eu mais jovem pudesse mudar os arrependimentos que ela carrega consigo desde a época do colégio, e esse grande arrependimento é por ela não ter percebido o quanto Kakeru estava sofrendo naquela época e que esse sofrimento o levou a se matar. A partir dai acompanhamos a Naho junto com seus amigos tentando entender os sentimentos do Kakeru, que sempre tenta esconder sua tristeza e sua culpo por algo que aconteceu. Eu
poderia ate contar aqui qual é o motivo mesmo porque não é um spoiler, mas vou deixar o mistério no ar sobra aguçar a curiosidade de vocês.

História que parece ser bem simples, mas que tem uma profundidade muito grande, e mexe com um problema bem real, a depressão e o sentimento de culpa. Acompanhamos não só o grupo do “presente” onde eles ainda convivem com o Kakeru, mas também temos muitos momentos mostrando o grupo do “furuto” e como eles ficaram após o acontecido. Pode parecer confuso pra uns essas duas realidades, mas na teoria dos “mundos paralelos”, existe um muito onde o Kakeru ainda vive e outro onde ele já morreu e já se passaram 10 anos.

largePensando assim não tem erro, da pra entender direitinho a história. A Obra é completa em 5 volumes, com a história bem fechada e com sua resolução no final. Porém 7 anos após conclui-la a autora Ichigo Takano resolve fazer um sexto volume contando o passado do mundo onde o Kakeru morreu, para mostra como os personagens ficaram após sua morte e o que os motivariam a 10 depois mandar a carta para o passado e tentar salva-lo.

Esse sexto volume é um extra da história, mas é excelente para uma compreensão a mais de toda a trama, além de ser protagonizado pelo Suwa um personagem que se torna o melhor amigo do Kakeru na época da escola e que eu aposto com você como você irá torcer por esse personagem talvez ate mais do que pelo Kakeru.

Todos os seis volumes já foram lançados aqui pela editora JBC e ainda é relativamente fácil de serem encontrados. A promessa de um sétimo volume a ser lançado pela autora, mas até o fechamento desse texto não tivemos nenhuma nova informação sobre do que ele se trata. Mas sendo desse universo tão cativante duvido muito que seja algo ruim!

IMG-20180707-WA0041
Ficou interessado nos mangás? Recomendo dar uma olhadinha na Amazon 😉
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: