[Livro] A Garota no Trem – Paula Hawkins

Olá, tudo bem?

Antes de falar do livro, você escuta audiolivros? Meu sonho é que um dia, aqui no Brasil tenhamos essa cultura, assim como é lá fora. Eu achei muito bacana o Google Play disponibilizar o serviço e tem alguns títulos bem interessantes, A Garota no Trem foi o segundo livro que ouvi (esquisito falar isso, deve estar errado) e foi uma experiência muito, mais muito diferente.

a garota no tremTodas as manhãs Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. O arrastar trepidante pelos trilhos faz parte de sua rotina. O percurso, que ela conhece de cor, é um hipnotizante passeio de galpões, caixas d’água, pontes e aconchegantes casas.
Em determinado trecho, o trem para no sinal vermelho. E é de lá que Rachel observa diariamente a casa de número 15. Obcecada com seus belos habitantes – a quem chama de Jess e Janson –, Rachel é capaz de descrever o que imagina ser a vida perfeita do jovem casal. Até testemunhar uma cena chocante, segundos antes de o trem dar um solavanco e seguir viagem. Poucos dias depois, ela descobre que Jess – na verdade Megan – está desaparecida.
Sem conseguir se manter alheia à situação, ela vai à polícia e conta o que viu. E acaba não só participando diretamente do desenrolar dos acontecimentos, mas também da vida de todos os envolvidos. 

Primeiro que quero deixar claro que eu realmente tinha curiosidade em ler esse livro e quando percebi que estava dividindo as pessoas, eu resolvi parar de ver resenhas sobre, uma coisa que normalmente eu não faço, para não ser influenciada. Até mesmo vídeos no youtube sobre o filme eu evitei, não por medo de spooler, já disse inúmeras vezes que não me importo com isso, mas eu queria não ser influenciada por outras opiniões.

a garota no trem 2Parece que estou tentando me desculpar, né!? Mas acho que é isso mesmo, pois a minha experiência com o livro não foi a das melhores. Vamos aos pontos positivos primeiro:

A autora abordou temas bem interessantes, como o alcoolismo, depressão, submissão e como os trens de Londres se parecem com os de São Paulo e são horríveis (tá, uma piadinha ruim essa). O livro vai mostrar como as pessoas criam castelos de areia perto do mar e quando vem a onda, pouco se sobra. Foi assim com a Rachel e foi assim com a Megan. A Ana é a personagem que é tão segura de si que não enxerga a um palmo da verdade, não é assim que ficamos quando estamos confiantes demais?

Vidas perfeitas, todo mundo sonha, todo mundo acha que a “grama do vinho é mais verde” só que sabemos que não é assim. Todos temos segredos, fantasmas que lutamos dia após dia, nos escondemos atrás de máscaras.

Está ai mais uma surpresa: o assassino final, embora na metade pro fim eu já soubesse quem foi, ainda assim foi uma surpresa boa para mim. O final não foi de todo o ruim, foi bom, valeu eu ter ignorado meus colegas de trabalho para ouvir o áudio do livro.

Mas como disse, o livro não funcionou 100% comigo. A começar por uma história onde a personagem principal tem uma bendita fixação para com outras pessoas que nem conhece. Gente, isso é meio doentio, não? Eu fico as vezes sim olhando para as pessoas no trem, mas não fico imaginando uma vida para elas como se eu estivesse brincando de boneca, inventando nomes, profissões e como a vida é bela. Sim, eu não faço isso, talvez você faça, mas me responda uma coisa: você faz isso todo o santo dia, com uma mesma pessoa ou casal, embarcando no trem todo o santo dia só para isso praticamente? Acho que não e me desculpa, se você faz recomendo que você passe com um psicólogo, quer o contato do meu?

1_vBX6TDMvzdrKCaJHiciXTg

E a Megan? Gente, que mulher IN-SU-POR-TÁ-VEL (soletrei certo?). Sério gente, ela passou por um trauma ferrado, só que ela achava que tinha direito em ter todos os homens, sempre ganhar e etc. Aqui devo fazer um comentário negativo da narração do audiolivro, pois quem leu os trechos da Megan exala antipatia na voz. Se essa era a intenção, ela se saiu muito bem, porque em 90% da parte da Megan eu não sentia empatia por ela, na verdade eu que queria esganá-la e acredito que isso tudo só reforçou a minha impaciência com a personagem.

A Ana é sem sal, sem graça e até o último momento você não sabe qual decisão ela tomará. Isso foi bom e ruim ao mesmo tempo. Ela parecia uma menina mimada que ficava dedurando a coleguinha pro marido.

Sobre os personagens masculinos, o Scott é bem interessante no inicio e no final parece que a autora queria descartar ele logo, faz uma coisa x que te deixa com o pé atrás e… só. O Tom é uma montanha russa. Pra mim ele não cheirava nem fedia. Interessante o contexto dele, apenas isso.

Não posso dizer que esse meu rancinho pelo livro é por causa da experiência em ter escutado o áudio em vez de ter lido, por que, desde o inicio me senti incomodada com uma mulher bisbilhotando a vida alheia, que não sabe o momento que um relacionamento acaba. Ela ficou insistindo em um homem que só a tratava bem quando lhe convinha e sério, isso me tirou muito do sério.

Ah! E a policia desse livro? Minha gente, que bando de bufões.

Desculpa se você gostou do livro, mas comigo não funcionou. Por esse motivo, ficaria imensamente grata em saber da sua opinião: você gostou? Me diz o porque.

Um beijo e até 😉

 

 

 

Anúncios

5 comentários em “[Livro] A Garota no Trem – Paula Hawkins

Adicione o seu

  1. Oies! Mulher, eu gostei por conta da temática tão necessária de ser discutida, como a gente não ter nenhum narrador confiável e nossa percepção ir mudando ao longo da narrativa, e ainda mais pela surpresa com a revelação dos mistérios, sabe? rs Sim, eu amei! ❤

    Curtido por 1 pessoa

  2. Li esse livro há um tempo e gostei bastante. Acho que porque eu nunca havia lido um Thriller psicológico, então achei bacana a construção da história. E como você, gostei de certas temáticas que o livro aborda.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: