[HQ] Não Era Você que Eu Esperava – Fabien Toulmé

Precisamos falar sobre Trissomia 21!

Primeiramente devo dizer que meu objetivo com essa resenha não é criar um artigo científico sobre o assunto ou esclarecer dúvidas, sou um completo leigo sobre o assunto e sinceramente, nunca tinha parado pra pensar seriamente sobre ele até essa leitura, a qual me despertou para esse assunto que é muito presente na nossa sociedade mas que para muitos passa despercebido. É aquela velha história: “se não acontece comigo, ou se eu não convivo com alguém que passa por isso, então eu sou completamente alheio ao assunto”.

Não era você que eu esperava é uma HQ sensível, mas muito honesta sobre um assunto importante, a Síndrome de Down. Uma história autobiográfica do francês Fabien Toulmé, casado com uma brasileira e pai de duas meninas, a Louise a mais velha, e a Julia a caçula que é a outra protagonista dessa história.

IMG-20180824-WA0002

A HQ vai narrar a vida de Fabien durante a segunda gravidez da sua esposa Patrícia, da saída deles do Brasil, para seu retorno à França, de muitas consultas e hospitais, ao nascimento da sua filha Julia e todo o processo de aceitação, compreensão, superação e amor pela filha que nasceu com uma particularidade única mas que a torna não apenas diferente, mais especial. Vemos Fabien ir da raiva à superação, e da aceitação ao amor ao longo de 244 páginas que te fazem refletir bastante sobre esse assunto, e vão ensinando de forma simples o quanto apesar das dificuldades um portador de Down é especial, não é atoa que eles são chamados de crianças beijo!

Minhas impressões:

No inicio do quadrinho estava detestando o Fabien, antes mesmo da sua filha nascer, e sem ao menos ter nenhum indício de nada ele já vivia preocupado com a possibilidade de sua filha nascer com Down, não sei o porque justamente essa síndrome específica era o alvo da sua angustia, mas era claro o preconceito que ele possuía com isso. Quando Julia nasce e além da T21 (trissomia 21) ela também possuí um problema no coração que precisaria de uma cirurgia, por um instante ele cogita a possibilidade de não fazer e assim encerrar de vez aquele “assunto”. A empatia para com esse pai vai às alturas! Daí pra frente o leitor vai adentrando cada vez mais no mundo de pessoas que tem ou que convivem com pessoas com a Síndrome, você não perdoa as atitudes de Fabien, mas passa a compreender seus medos e suas duvidas sobre o futuro incerto dele e de sua Julia, você se pega pensando como seria se fosse você aquela situação.

IMG-20180824-WA0001

A minha resposta pessoal para essa questão foi: “não é possível idealizar um amor para um filho, independente de qual seja sua condição, só é possível saber como seria vivenciando a situação, e talvez a resposta não fosse imediata, e sim moldada ao longo do tempo” (eu não tenho filhos só pra constar).

E assim como Fabien levou tempo cara reconhecer e amar sua filha, eu levei um tempo após a leitura para chegar a essa resposta!

Uma história sensível, honesta, dura, real e cheia de reflexões. Uma HQ de arte simples, mas que deixa uma mensagem bem tocante e abre a mente para muitas questões e te faz tentar entender e quebras muitos tabus.

“Não era você que eu esperava… Mas estou feliz por você ter vindo…”

Publicada no Brasil em 2017 pela editora Nemo e traduzida pelo Fernando Scheibe, merece ser lida por todos!

Não Era Você que Eu Esperava 2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: