[Dica] 5 Livros com Crianças Protagonistas

Hoje é dia das crianças e sempre gostei dessa data, não sei explicar ao certo o porquê.

Vou confessar que hoje era para sair uma resenha de um livro infantil, mas infelizmente não consegui ler a tempo, depois que virei “gente grande” tudo está ficando mais complicado. Por esse motivo, resolvi falar de 5 livros que tem crianças como protagonistas e que elas são mais adultas que muita gente por ai.

o pequeno principeVamos começar com O Pequeno Príncipe um dos meus livros preferidos da vida. Sabemos que o aviador está perdido no deserto e acaba conhecendo o Pequeno Príncipe, um homenzinho pequeno que começa um diálogo pedindo que o aviador desenhe um carneirinho e assim que conhece a história dele. Uma conversa, que quando li da primeira vez ficou claro que era um encontro entre o adulto com a criança que um dia ele já foi, além de que mostra que é com a curiosidade infantil  as perguntas aparentemente bobas que só as crianças sabem fazer, que aprendemos mais e mais sobre a vida.

a menina que roubava livrosEmbora nesse segundo livro a personagem seja um pouco mais velha, A Menina que Roubava Livros ainda trás a inocência das crianças para cada linha que o Markus Suzak escreve. Acompanhamos a morte contando a história de Liesel Meminger entre 1939 e 1943 e as três vezes que as duas, a morte e a garota, se encontraram. A primeira vez que a menina rouba um livro é logo após a morte de seu irmão, O Manual do Coveiro, e após esses quatro anos Liesel roubou outros que tiravam a menina do mundo cruel que estava do lado de fora, o Nazismo. É nesse cenário que o brilho do olhar de uma criança apesar de tudo e de todos.

o-menino-pijama-listradoJohn Boyne é um escritor e tanto e nessa lista ele falarei de dois livros: ambos de meninos pequenos e ambos em tempos de guerra. O primeiro que vou comentar é um que me dá um nó garganta só de vê-lo na estante O Menino do Pijama Listrado. Sim, você já deve ter lido ou visto o filme e sabe como esse livro é lindo e dói. Bruno, sendo filho de um general nazista, fica emburrado quando seus pais informam que irão se mudar de casa. Saber que deixou seus melhores amigos para trás, a nova casa é feia para o menino que acaba, com seu instinto aventureiro, andando pelo campo que fica perto de sua casa, até que ele encontra um lugar com meninos de pijamas e é nesse momento que ele e Shmuel se tornam grandes amigos apesar de ter uma cerca de arame farpado entre eles. O final desse livro mostra como as crianças são livres de preconceitos, que tudo o que mais importa para elas é a amizade e a liberdade para brincar. Olha, vou parar aqui porque estou quase chorando só por escrever.

fique onde está e então corraO segundo livro que indico do John Boyne é Fique Onde Está e Então Corra. Mais um livro na época da guerra, mas nesse acompanhamos Alfie Summerfield que nunca esqueceu do seu aniversário de 5 anos de idade onde muito de seus amigos não puderam ir. As pessoas estavam com medo e tentavam se convencer que a Guerra logo iria acabar, mas seu avó era uma das poucas pessoas que dizia que todos estavam perdidos. O pai de Alfie se alista porém depois de 4 anos a família não recebe mais noticias. Já com 9 anos de idade Alfie não aceita não receber mais noticias e ele sai em uma jornada em busca de saber a verdade. Esse livro é lindo, foi o primeiro livro que li dentro de um ônibus porque simplesmente eu não queria largar.

o meu pé de laranja limaNão poderia deixar de fora um livro nacional e vamos falar sobre O Meu Pé de Laranja Lima. Esse livro deveria ser lido por todo adulto. Não consigo definir o quanto esse livro mexeu comigo. Acompanhamos um menino de 5 anos de idade, chamado de Zezé. Em um mundo hostil em que a pobreza, violência e a fome são gritantes, Zezé coloca alma nas coisas inanimada e cria um mundo de fantasia para ser  seu refugio. Mas infelizmente a vida tira sua inocência cedo demais, mostrando que a dor e a saudade muitas vezes nos consome de uma forma que é insuportável de se aguentar. É lindo e extremamente triste esse livro escrito pelo José Mauro de Vasconcelos.

Espero que tenham gostado das dicas. Um grande beijo e até mais 😉

O Meu Pé de Laranja Lima

 

Anúncios

9 comentários em “[Dica] 5 Livros com Crianças Protagonistas

Adicione o seu

  1. Ah adorei as dicas! Já li “O menino do pijama listrado” e “O pequeno príncipe”, só assisti ao filme de ” menina que roubava livros” e quero ler os demais citados, principalmente “Meu pé de laranja lima”. Bjos da Cah!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: