[Livro] Lobo por Lobo – Ryan Graudin

Olá, tudo bem?

Ultimamente quando ando bem indecisa no quesitor próxima leitura, tenho pedido para outras pessoas escolherem. Algumas até embarcam comigo em uma leitura diferente, outras apenas sugerem, esse foi o primeiro mês que solicitei o apoio de mais de uma pessoa… e duas pessoas (maioria) opinou por esse livro, que, bem não sei se eu gostei ou não até agora.

Era uma vez, em outra época, uma garota que vivia no reino da morte.

O Eixo ganhou a Segunda Guerra Mundial, e a Alemanha e o Japão estão no comando. Para comemorar a Grande Vitória, todo ano eles organizam o Tour do Eixo: uma corrida de motocicletas através das antigas Europa e Ásia. O vencedor, além de fama e dinheiro, ganha um encontro com o recluso Adolf Hitler durante o Baile da Vitória.
Yael é uma adolescente que fugiu de um campo de concentração, e os cinco lobos tatuados em seu braço são um lembrete das pessoas queridas que perdeu. Agora ela faz parte da resistência e tem uma missão: ganhar a corrida e matar Hitler. Mas será que Yael terá o sangue frio necessário para permanecer fiel à missão?

download

O que a autora, Ryan Graudin nos propõe é: e se Hitler tivesse ganhado a Segunda Grande Guerra? Você já parou para pensar nisso? Claro que essa história se passa 10 anos de quando tudo começou, e acompanhamos a Yael, que para mim tem uma vida passada muito mais interessante do que a que ela “tem” agora.

O livro ele narra tanto a história da menina no passado, quando ela foi escolhida para ser um experimento e que deu certo, quanto no presente, quando ela troca de lugar com a primeira mulher a ganhar a corrida de motocicleta para ter a oportunidade de matar o Führer. Mas essa segunda parte, ela me pareceu muito… como posso dizer… sem sal nem açúcar quando a autora descreve.

Em sua função mais básica, agulhas fazem duas coisas: dão e tiram. As agulhas do tatuador tiraram a pele branca e os números, e lhe deram lobos. As do dr. Geyer haviam tirado muito mais. Mas o que deram…

Por ser uma metamorfa, a Yael só está nessa corrida porque se transformou literalmente na campeã do ano anterior e calma, isso não é spoiler. Só que o que a personagem principal não contava, era que na corrida estaria o irmão gemio da Wolfe e que a moça também tem algum segredo com um dos participantes. E é aqui que não sei dizer se gostei ou não do livro, havia momentos que eu tive que me esforçar para terminar mais um capítulo, enquanto em outros momentos a leitura flui como água. A autora tem uma forma de escrever muito bonita, mas tem horas que fica cansativo as metáforas que ela coloca. Você acha aquilo bonito mas um tanto quanto exagerado. Acho que a simbologia que mais me agradou e mesmo sendo repetitiva a beça, me confortava ainda assim é a história com os lobos e por conseguinte, era os momentos que ela falava do passado dela. De como uma menina conseguiu sair do campo de concentração e encontrou a resistência.

O Führer era conhecido por seus discursos. Sua voz dava o sopro da vida às palavras, que penetravam as pessoas, que acendiam chamas nas mentes mais vazias. Muitos anos antes – antes da Grande Vitória, antes da guerra cobrir o mundo com sua longa sombra -, ele discursava em toda parte. Bares. Teatros. Palcos. Deixando suas palavras vermelhas banharem toda uma nação.

Tratando-se apenas de uma duologia, provavelmente irei ler o segundo livro, já que terminou com um gostinho de “é, quero saber como a bagaça termina”. Esse livro eu ganhei em uma das primeiras malinhas do Turista Literário, isso ainda em 2016. Pois é, só agora tirei ele da estante, aproveitando que o Geek Freak está fazendo a Mega Maratona Literária que tem previsão de acabar somente em fevereiro de 2019.

Pois bem, me dispeço de ti deixando um beijo e essa grande interrogação se indico ou não o livro.

A canção do campo de extermínio subiu de todos os cantos da noite. Sem lobos. Só pessoas. Chorando e chorando e chorando.

Anúncios

Um comentário em “[Livro] Lobo por Lobo – Ryan Graudin

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: