[Mangá] Ayako – Osamu Tezuka

Junte o chamado “deus do mangá” + uma história envolvente + e mais de 700 páginas. Assim você terá Ayako, o maior mangá (volume único e número de páginas) que já li.

A história de Ayako se passa no período pós-segunda guerra mundial, onde o Japão se encontre sobre o regime da ocupação militar América.

IMG-20181118-WA0015Somos inicialmente apresentados a Jiro Tenge, um ex-soldado japonês que retorna pra casa após de 5 anos fora, sendo que alguns desses anos ele viveu como prisioneiro de guerra dos americanos. Jiro é de uma família aristocrata de latifundiários, porem sua família tem perdeu parte de suas terras na reforma agraria estipulado pelo novo governo, o que faz seu pai ser um homem severo e totalmente contra a politica atual, odiando seu filho por não ter morrido em combate para honrar o país.

Ao poucos vamos percebendo que a família Tenge é cheia de segredos sujos, e o maior deles envolve o patriarca e o filho mais velho Ichiro. Mas essa não é só a história dessa família, é a história da pequena Ayako, uma garotinha de 4 anos, filha do Patriarca dos Tenge resultado de um “acordo” com um outro membro da família. Depois de muitos acontecimentos, traições, tramas politicas e espionagem, a pequena Ayako se torna uma testemunha chave de um crime e para proteger uma honra familiar de mais de 300 anos, Ichiro decide trancá-la em um porão e dá-la como morta. Dessa forma Ayako vai viver por 22 anos longe do mundo, tendo pouco contato com algumas pessoas de sua família e criando um mundo ilusório só dela, onde apenas seu corpo cresceu mais sua mente se perde no tempo não sabendo distinguir certo de errado, lhe dar com suas mudanças corporais e filtrar seus desejos.

Enquanto do lado de fora, a família Tenge continua a viver sempre na sombra de que um dia a verdade possa vir à tona e destruí-los.

Uma história bem forte, cheia de ideologias e conceitos que podem ser muito bem discutidos nos dias de hoje, mas que eram extremamente fortes da época como machismo, opressão dos direitos das mulheres entre outros. Talvez o número de paginas assuste a primeira vista, mas não é atoa que Tezuka é conhecido como o “deus dos mangás”. A Narrativa dele é direta e fluida, te instiga a não parar de ler e as paginas vão correndo de uma forma tão suave que o tempo simplesmente não se é notado, arrisco dizer que pode ser lido em uma sentada só se você estiver com tempo disponível.

Envergonho-me em dizer que essa foi meu primeiro contato com algo criado pelo Tezuka, mas ao mesmo tempo se sinto privilegiado de Ayako ter sido minha primeira experiência com ele, não poderia ter começado mais com o pé direito com está obra.

Com mais de 700 paginas Ayako é uma história com um conceito histórico incrível que foge um pouco de tudo que estamos acostumados a ler hoje em dia. Lançado pela editora Veneta (seu primeiro titulo em mangá até onde tenho conhecimento), em um acabamento primordial, com capa dura fosca. Um título, ouso dizer, obrigatória na coleção de qualquer leitor, independente do gênero que goste!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: