[Mangá] Chrno Crusade – Daisuke Moriyama

Um mangá que ficou meio que esquecido no tempo, mas que seu anime fez um certo sucesso entre o publico BR. A obra da vez é Chrno Crusade.

Nota da editora: não, não está faltando a letra “O” na palavra Chrno … pode-se chamar tanto assim, ou escrito da forma correta… 

b133065544e98a2894b204e7ed3aa757

Em 1924, cidade de Nova York. No auge da industrialização da América a sociedade por vezes é assolada por casos inexplicáveis de assassinatos e desaparecimentos e para solucionar esses casos existe uma organização vinculada à igreja católica chamada de “Ordem de Magdala”. Dotado de bravos e corajosos guerreiros que lutam pela paz no mundo, as freiras! Calma, pode parecer bizarro isso, mais tem padres também (risos). É isso ai, freiras e padres lutam contra demônios e seus adoradores no melhor estilo de luta com armas de fogo que você pode esperar de um mangá japonês.

A história se foca em Rosette Christophe e Chrno. Rosette é uma jovem freia muito atrapalhada que desde pequena foi acolhida pela ordem de Magdala (que é um grupo formado por padres e freirais que atuam em casos de exorcismos e feitos sobrenaturais pelo mundo afora para manter a humanidade sempre a salvo) e treinada para resolver casos sobrenaturais. Ela é responsável pelo alivio cômico da serie, e por muitas vezes você vai se pegar rindo em meio a situações tensas de ação, mais que ela consegue descontrair com um jeito muito atrapalhado. Do outro lado temos Chrno, que aparenta ser mais novo que Rosette e atua como seu auxiliar nas missões. Chrno é dono de uma personalidade mais serena, seria e responsável, sempre salvando sua parceira de varias confusões criadas por ela própria.

A primeira vista Chrno Crusade parece ter uma proposta simples, com uma aventura do tipo, caso da semana, mais as primeiras impressões enganam, Crusade é bem mais profundo do que demonstra. Ele trata de uma história sobre escolhas, e as consequências que eles podem gerar. Fala de pecado, vida, morte e sonhos.

chrno 2

A relação de Chrno e Rosette é além de uma amizade, é uma ligação de duas vidas, literalmente. Chrno é um demônio (na serie também chamado de pecador) e para demônios sobreviverem na terra eles precisam absorver energia espiritual que reside no mundo através dos seus chifres. O problema é que os chifres de Chrno foram arrancados e isso reduziu seu poder a quase zero e o deixou com uma aparência infantil. Rosette busca seu irmão mais novo que foi levado pelo mesmo demônio que arrancou os chifres de Chrno e foi assim que ambos (Rosette e Chrno) se conhecem e firmam um pacto. Para se manter vivo Chrno absorve quantidades mínimas da vida de Rosette através de um relógio e em troca Chrno esta ao seu lado para encontrar o irmão perdido. O rompimento do selo que há no relógio do pacto libera a verdadeira forma de Chrno e seus reais poderes, mais isso acabo por encurtar a vida de Rosette. E é nessa jornada que os dois buscam recuperar tudo que lhes foi tirado e buscam recuperar o tempo roubado de suas vidas (sobre isso só lendo pra saber o que significa, seria um baita spoiler revelar).

A pesar de ser uma obra oriental, Chrno é ambientado numa Nova York pós-guerra mundial e está cheia de referencias a religião cristã, o que a torna mais “familiar” para o publico ocidental do que para o oriental.

A narrativa é simples, porem carregada de emoção, não tem como não se apegar a Rosette e Chrno logo de cara, mais ainda quando você avança na história e vai entendendo o passado de ambos e como chegaram ate a Ordem de Magdala.

A serie possui um total de oito volumes encadernados, já finalizados e lançados por aqui pela editora Panini. Infelizmente é uma obra que se encontra esgotada no mercado nacional, mas eu com certeza merece uma republicação por parte da editora. Também há uma versão para anime com um total de 24 episódios, que de um determinado ponto segui uma versão diferente do mangá, mais que foi muito bem aceita pelo publico. Os finais tem o mesmo sentindo (o final do anime esta presente em varias lista dos fãs como um dos melhores dos animes) mais são diferentes entre as duas mídias e particularmente acho o final do mangá mais emocionante e que da um fechamento mais convincente para a história.

Anúncios

Um comentário em “[Mangá] Chrno Crusade – Daisuke Moriyama

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: